A Deco Trading reconhece a importância crescente da acústica no cenário mundial de arquitetura e design de interiores. Uma acústica ruim atrapalha a comunicação, prejudicando assim a produtividade dos funcionários, o conforto dos hóspedes, a comunicabilidade dos clientes.

Basicamente identificamos dois tipos de acústica, utilizando dois testes diferentes. Primeiro o NRC (Noise Reduction Coefficient) teste a redução de ruído. NRC é a capacidade do material de absorver o som. Um segundo teste é o STC (Sound Transmission Class), que mede quanto som uma parede bloqueia/impede de passar pelo outro lado. As cortinas Vescom se concentram em NRC.

Problema acústica

Características

Exemplos

Transmissão de som (STC)

Isolamento acústico é a capacidade de um material em bloquear a transmissão de som ou ruído, de um ambiente ao outro.

 

O ruído é um fenômeno que não vemos, mas é extremamente prejudicial à saúde, podendo provocar fadiga, stress, irritabilidade, ele pode ser caracterizado por vozes, trânsito intenso, aviões ou música, o isolamento do ruído é feito com barreiras, como paredes, divisórias, portas ou janelas. Quanto maior o peso ou a massa destes componentes, maior o seu índice de isolamento acústico.

Reverberação de som (NRC)

Reverberação é o “aumento” do som devido a sua contínua reflexão pelas superfícies de um ambiente fechado. Quanto maior a área de superfícies lisas e polidas, como pisos, vidros e gesso, maior a reverberação e assim pode dificultar o entendimento do som, conversas e etc.

 Uma sala de reunião, um ambiente de restaurante, uma sala de aula ou um ambiente de socialização na empresa, onde diversas pessoas conversam ao mesmo tempo, pode gerar um nível de reverberação que impossibilita o entendimento e gera grande desconforto, para ajudar na inteligência acústica destes ambientes podem ser usados tecidos com grande capacidade de absorção sonora,  como cortinas fono absorventes, que podem ser translúcidas ou blackout.

A porosidade das transparências acústicas da Vescom, a tecnologia especial de tecelagem e o fio utilizado no seu fabrico permitem que absorvam até cinco vezes mais som do que outras transparências. A utilização do fio especial cria um brilho subtil no tecido. As transparências acústicas tecnologicamente avançadas da Vescom minimizam a perturbação do som enquanto maximizam a ligação visual e a luz natural.

As transparências acústicas da Vescom têm um coeficiente de absorção acústica alfa entre αw 0,5 e αw 0,8 na instalação ideal a 15 cm de distância da superfície refletora e em modo totalmente plissado. Nas mesmas condições de instalação, uma transparência leve padrão tem um alfa de αw 0,15.